Pesquisas da FGV-SP apontam que uma das
razões para que a Globo tenha fechado o ano com bom faturamento e ibope
em queda é o fato de as redes de TV darem bônus para que as agências de
publicidade direcionem anúncios para seus canais.
Publicitários ouvidos pela Folha dizem
que a Globo mantém forte influência institucional sobre agências e
anunciantes. E seguirá assim, por “cinco a dez anos”. A Globo fecha 2011
com a audiência em baixa e a receita em alta, mais uma vez.
Segundo a própria rede, seu faturamento
deve saltar 9% no ano. A estimativa pode ser até acanhada. A receita
líquida da Globo Comunicação e Participações, que inclui outras
empresas, como a Globosat, crescia em setembro ao ritmo anual de 11%,
segundo a agência de classificação Fitch Ratings.
A publicidade responde por cerca de 70%
da receita. E tem mais, diz a Central Globo de Comunicação: “Estamos
comemorando que a TV aberta terá a maior participação no bolo
publicitário dos últimos anos, 63%”.
Ela credita os resultados ao “fato de
que a TV aberta nunca esteve tão bem”, com o telespectador ampliando
“sua permanência em frente à TV” e com aumento no “número de aparelhos
por lar”. Daí por que “está cada vez mais forte na preferência dos
brasileiros e também do mercado publicitário”.
Estaria “cada vez mais relevante para os anunciantes, pelos resultados efetivos que oferece de vendas e de imagem e prestígio”.
A Globo reconhece a perda de ibope, mas
credita a “outros aparelhos” (videogame, DVD), não à concorrência de
Record e SBT, que seguem nos “mesmos 13 pontos”.
Fonte:Verdade Gospel
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