terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O que aprendi na escola de líderes em 2011 (parte 1)



Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3.13,14)



O meu amigo, pastor Silas Malafaia, promoveu através do seu ministério a 3a  Eslavec , uma escola de lideres com a duração de cinco dias.  É a única escola de lideres no Brasil, que oferece para mais de três mil pastores, hotel com pensão completa, sem cobrar absolutamente nada durante os cinco dias. Neste ano, a Eslavec aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, e mais uma vez Deus nos surpreendeu e nos marcou de forma impressionante. Todos nós pastores sentamos para receber a ministração da Palavra dos preletores Silas Malafaia, Samuel Câmara,  Cláudio Duarte, Dag (Gana-Africa) e  Mike Murdock (EUA).  Dentre as muitas lições que foram ministradas, quero compartilhar com vocês algumas delas.



Lições sobre liderança.



1-   O líder  não pode ter a mente divida, ele precisa ter um alvo muito bem definido. O apóstolo Paulo dizia, prossigo para o alvo.

2-   O líder precisa saber lidar com o fracasso. A primeira viagem missionaria de Paulo foi tão marcada por “fracassos”, que qualquer um diria, esse cara não foi chamado, ou não está na vontade de Deus. Fracasso não significa derrota de um projeto de vida. Para as pessoas visionarias e otimistas, o fracasso significa, tentar da próxima vez com mais energia e inteligência.

3-   O líder eficaz reconhece o poder da lei da cooperação (equipe). Michel Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos disse, “Talento ganha jogos, equipe e inteligência ganha campeonatos”. Quando pessoas pensam apenas no seu sucesso, no seu nome, o resultado final é fracasso. Uma equipe menos talentosa, mas que trabalha para um fim comum, pode se tornar a maior de todas na competição.

4-   A lei dos fundamentos. Sem fundamentos não há crescimento sustentável. Sem os fundamentos, uma pessoa pode realizar muitas coisas, porém, nunca chegara no máximo que poderia. Sempre existe um jeito certo e outro errado de fazer as coisas. São os fundamentos que determinam se você está fazendo o errado do jeito certo.

5-   O líder e a lei da determinação. Visão é a capacidade de ver o futuro. Lideres determinados tem a habilidade de ver o futuro. Lembre-se, a visão define a ação, a ação determina o habito, o habito molda o caráter e o caráter determina o seu futuro.

6-   O Líder sustenta o que acredita.  Um grande homem um dia afirmou: “O líder faz o que é certo, independente se vai agradar ou não as pessoas” (Gl 2.11) O apóstolo Paulo também agia com base nesse princípio.

7-   O líder reconhece o poder da lei do sacrifício.  Qual a diferença entre dor, sofrimento e sacrifício? A) Sofrimento é dor; B) Sacrifício é renúncia voluntária.

8-   O líder de sucesso enaltece o seu muro de proteção. (Rm 16.4) É imprescindível honrar aqueles que nos protegem, que nos cercam, que são o nosso muro de proteção. Liderança não pode apenas exigir, precisa dar. Como você tem privilegiado a lealdade?

9-   O líder é sempre um mercador de esperança, palavra de Napoleão Bonaparte. Líder, nas situações mais difíceis inspira os liderados com sua positividade.



Esta foi a segunda ministração na Esalvec do pastor Silas Malafaia que nos abençoou muito. Espero que tenho abençoado a sua vida também.

Fonte:Amo Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário